Alimentação habitual saudável, mudanças de hábitos e anemia entre estudantes de saúde em uma universidade de minas gerais.

Autores

  • Ivo Aparecido dos Santos Rodrigues UEMG Unidade de Passos
  • Bianca de Fátima Souza
  • Karina Maciel Pádua

Palavras-chave:

Anemia. Eritrograma. Hábitos alimentares. Universitários.

Resumo

Anemia é um problema de saúde, podendo ser causada pela carência nutricional. O estudo visa investigar a anemia em universitários, avaliando sua presença ou não e se a mudança na alimentação influência no seu surgimento. A princípio coletou sangue venoso para análise do eritrograma e após seis meses realizou a segunda análise. Os dados obtidos foram analisados pelo método de Wilcoxon. Para os hábitos alimentares aplicou-se um questionário em ambas coletas. Nos dados obtidos as médias foram: 4,45 m/mm³ para hemácias em ambas coletas, hemoglobina na primeira coleta foi de 12,80 g/dL e na segunda de 12,32 g/dL, hematócrito na primeira coleta foi 39,14 e na segunda 37,80. Os hábitos alimentares alteraram de forma negativa. Portanto houve uma diminuição de hemoglobina e hematócrito, não definindo um quadro de anemia, mas sugere o início da mesma. Até completarem a graduação, os estudantes tendem a desenvolver anemia carencial, pelos maus hábitos alimentares.

Biografia do Autor

Bianca de Fátima Souza

Graduada em Biomedicina pela Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade de Passos - UEMG

Karina Maciel Pádua

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2000) e especialização em Análises Clínicas pelo mesmo, no ano de 2004. Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UEMG. Ex proprietária e responsável técnica do Laboratório MEDLAB de Análises Clínicas em Passos (MG) durante 7 anos. Lecionou no Curso profissionalizante CEFAN em Passos, nas disciplinas de Hematologia, Hormonologia, Estágio Supervisionado em Análises Clínicas e no ensino superior da Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP. Atualmente é Professora e Coordenadora de estágio supervisionado em Análises Clínicas I e II, lecionando Urinálise, Introdução ao Laboratório Clínico I, Hematologia Clínica, Parasitologia (curso de Biomedicina). Atualmente é a Sub Coordenadora do Curso de Biomedicina, da Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade de Passos. 

Downloads

Publicado

2020-04-21

Como Citar

Rodrigues, I. A. dos S., Souza, B. de F., & Pádua, K. M. (2020). Alimentação habitual saudável, mudanças de hábitos e anemia entre estudantes de saúde em uma universidade de minas gerais. Revista Atenas Higeia, 2(2), 8-14. Recuperado de http://www.atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/38