A pesquisa científica deve ser compreendida como aplicação prática de um conjunto de procedimentos/objetivos utilizados, a fim de produzir um novo conhecimento, além de integrá-lo àqueles pré-existentes sendo uma ferramenta que permite colocar o aluno em contato com a atividade científica e engajá-lo desde cedo na pesquisa e ser um diferencial na formação acadêmica. As revistas científicas da Faculdade Atenas buscam desenvolver no mundo acadêmico a capacidade crítica e analítica, constituindo um canal adequado para a formação discente.

Revistas

  • Revista Atenas Higeia

    A Revista Atenas Higeia tem como objetivo divulgar trabalhos que representem uma importante contribuição  para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área da saúde e áreas afins, independente de sua vinculação profissional e local, preservando assim a memória da ciência. Em seu escopo, a Revista Atenas Higeia terá prioridade em divulgar trabalhos inéditos na área de Saúde. A versão online da revista utiliza a modalidade contínua de publicação, incluindo textos completos de artigos e está disponivel com acesso aberto.

  • Revista dos Seminários de Iniciação Cientifica

    O Setor de Iniciação Científica da Faculdade Atenas promove anualmente o SIC que é um evento que propõe divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica da Faculdade Atenas, desenvolvido durante o ano. Previsto em seu projeto pedagógico, a Faculdade busca desenvolver Programas de Iniciação Científica, que possam interagir com a comunidade e instituições como instrumento de formação.

  • REUNI Atenas

    Como instituição educacional, a Faculdade Atenas, em consonância com sua filosofia educacional, enfoca o caráter formativo do educando, salientando uma prática pedagógica comprometida com a totalidade do ser humano, através da produção do novo conhecimento pela reflexão dialética entre teoria e prática, entre ação e  reflexão. 
    O Projeto de Extensão dos cursos da Faculdade Atenas visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos discentes durante o desenvolvimento do curso, como
    também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, dentro das expectativas do mercado de trabalho e da sociedade. Assim, o aluno em uma pedagogia das situações-problema, tem o papel de implicar-se, participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir, na mesma ocasião, novas competências .
    Na Faculdade Atenas, as atividades de extensão encontram-se curricularizadas,
    desde os primeiros periodos dos cursos de graduação e registradas como componente curricular, na modalidade de projetos, e pautadas pelos objetivos da concepção extensionista.
    Entende-se como projetos de extensão, atividades que consistem no conjunto de
    ações, de caráter educativo, social, cultural, científico e/ou tecnológico, desenvolvido por um determinado tempo, que tenha articulação com o ensino e com a pesquisa, envolvendo docentes e discentes em atuação conjunta com setores da comunidade.
     já destacava que “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses fazeres se encontram um no corpo do outro. Nesse sentido, o Projeto de Extensão oferece as condições para que haja uma avaliação das competências estudadas pelos acadêmicos e os colocam não apenas em contato com o universo da iniciação científica, assim como o empreendedorismo, mas, sobretudo, em contato com a sociedade, desenvolver entregas sociais e ambientais articulados para a comunidade.


    A Revista REUNI ATENAS passa a ser o retrato das atividades de extensão realizadas, bem como a formar de compartilhar com a comunidade as experiencias extensionistas de sucesso.