Esclerose Múltipla e os componentes de Estrutura e Função do Corpo, Atividade e Participação do Modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Autores

  • Carlos Tostes Guerreiro Faculdade Atenas
  • Beatriz Lemos Baptistela
  • Otávio Alves Machado
  • Ester Cristina de Souza Almeida
  • Myriã Ribeiro Vieira

Palavras-chave:

Esclerose Múltipla, CIF, Estrutura e Função do Corpo, Atividade, Participação

Resumo

A esclerose múltipla é uma doença desmielinizante e inflamatória caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso central e por possuir uma susceptibilidade complexa. Podendo ser classificada em duas formas, a surto-remissão e a primariamente progressiva, a esclerose múltipla tem como uma de suas principais características no quadro clínico o comprometimento da marcha, sendo esse um ponto-chave na avaliação dessa doença. Contudo, há uma gama de fatores não motores também relevantes que evidenciam a esclerose múltipla como, por exemplo, as alterações cognitivas e os déficits de atenção. Este artigo, portanto, tem como objetivo descrever os componentes de estrutura e funções do corpo, atividade e participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) através do checklist da CIF. Dentre os possíveis métodos avaliativos e investigativos, optou-se pela descrição do modelo CIF para a avaliação das capacidades funcionais e cognitivas de pacientes com esclerose múltipla, devido à facilidade de interpretação e reconhecimento desse modelo pelos diversos profissionais da saúde. Englobando esses três componentes, a CIF pode então classificar as incapacidades dos pacientes com esclerose múltipla e sugerir as possíveis soluções para o tratamento delas. Juntamente a esses componentes, os fatores pessoais e ambientais relacionados à capacidade funcional, ajudam no direcionamento das intervenções necessárias para cada caso, aperfeiçoando, assim, o atendimento e a qualidade vida do paciente.

Downloads

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Guerreiro, C. T., Baptistela, B. L., Machado, O. A., Almeida, E. C. de S., & Vieira, M. R. (2019). Esclerose Múltipla e os componentes de Estrutura e Função do Corpo, Atividade e Participação do Modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Revista Atenas Higeia, 1(1), 25-30. Recuperado de http://www.atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/12