Saúde do Homem: Ações de Prevenção na Estratégia de Saúde da Família

Ações de Prevenção na Estratégia de Saúde da Família

Autores

  • Iácara Santos Barbosa Oliveira Faculdade Atenas
  • Nariman de Felicio Bortucan Lenza
  • Nariman de Felicio Bortucan Lenza
  • Alexandra Aparecida Coutinho Costa, AACC Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Camilla Borges Lopes Souza, CBLS Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Descritores: Saúde do Homem; Prevenção; Estratégia de Saúde da Família.

Resumo

A saúde do homem no Brasil tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, a Estratégia da Saúde da Família é o serviço de saúde responsável pelo desenvolvimento de ações como promoção e prevenção a saúde, através da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem. Objetivo: identificar as ações de prevenção à saúde do homem realizadas no âmbito da Estratégia da Saúde da Família. Método: uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em um município do sudoeste de Minas de Gerais, participaram da pesquisa 19 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, auxiliar de saúde bucal e cirurgião dentista. Para a coleta de dados aplicou-se um instrumento semi-estruturado e para a análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: foram agrupados em três temas: Tema 1:Política Nacional de Saúde do Homem, nota-se que os profissionais conhecem parcialmente a política, e que não existe uma efetiva implantação da mesma .Tema 2: Ações voltadas para prevenção a saúde do homem, percebe que não existe ações sistematizadas destinada a prevenção da saúde dos homens na Estratégia da Saúde da Família, as pesquisadas priorizam somente os exames de Antígeno Prostático Específico , em relação ao tema 3: Busca de informações e serviços de prevenção, evidenciou que não existe procura por medidas de prevenção por parte da população masculina, e os serviços de prevenção são realizados através de busca ativa dos agentes comunitários de saúde. Conclusão: o estudo contribuiu para o conhecimento das ações destinadas ao seguimento masculino, e as atividades cotidianas para este público, bem como compreender a necessidade de um conhecimento amplo da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem por parte dos profissionais que compõem a Estratégia da Saúde da Família e gestor municipal, visando a melhoria das ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde direcionadas aos homens.

 

 

Biografia do Autor

Nariman de Felicio Bortucan Lenza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade Libertas Integradas, Faculdade Atenas. Passos, MG. 

Nariman de Felicio Bortucan Lenza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade Libertas Integradas, Faculdade Atenas. Passos, MG. 

Alexandra Aparecida Coutinho Costa, AACC, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Passos, MG

Camilla Borges Lopes Souza, CBLS, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade Atenas. Passos, MG

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Oliveira, I. S. B., Lenza, N. de F. B., Lenza, N. de F. B., Costa, A. A. C., & Souza, C. B. L. (2019). Saúde do Homem: Ações de Prevenção na Estratégia de Saúde da Família: Ações de Prevenção na Estratégia de Saúde da Família. Revista Atenas Higeia, 2(1), 48 - 54. Recuperado de http://www.atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/24