Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

Engenharia Civil e o cálculo estrutural


O Engenheiro Civil, especializado em cálculo estrutural, é o responsável pelos cuidados de manter uma construção firme, bem estruturada e estável. 
Mas o que é estrutura?
Na Engenharia Civil, especificamente, denomina-se estrutura a parte resistente de uma construção. Ou seja, a estrutura é um conjunto capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios ou vínculos, em que elas encontram um sistema de forças externas equilibrantes. 


Entendendo o cálculo estrutural
Os projetos estruturais são os principais responsáveis por oferecerem segurança, funcionalidade e durabilidade para uma construção, bem como atender a todas as necessidades para as quais será construída. Ou seja, nada mais é do que dimensionar as estruturas que irão sustentar a edificação e transmitir seus esforços ao terreno. 
Um dos mecanismos mais importantes para que se obtenha a viabilidade do concreto armado é a aderência entre o aço e o concreto, uma vez que a associação destes dois materiais possibilita uma melhor absorção dos esforços solicitantes. Essa técnica de construção é bastante utilizada principalmente em estruturas, sendo seu dimensionamento e detalhamento realizados com base em cálculos estruturais que são apresentados para execução em obras através de projetos. 
O objetivo do Engenheiro Civil é garantir que os esforços resistentes internos sejam maiores que os esforços solicitantes internos. É o engenheiro que cuida das planilhas e cálculos relacionados à resistências dos materiais, estruturas do concreto, aço, madeira, argamassa em todos os tipos de construção, como pontes, por exemplo.


Quer saber mais? 
Entre em contato conosco para conhecer toda a infraestrutura do curso de Engenharia Civil no UniAtenas e tire dúvidas.
Coordenadora do curso: Glenda Colim
E-mail: engenhariacivil@atenas.edu.br 
Telefone: (38) 3365-1153

Visualize abaixo algumas fotos da notícia
chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.