Projeto Integrador leva dança à escola de Paracatu

No dia 14 de novembro, os alunos da Escola Estadual Altina de Paula Guimarães participaram de um concurso de dança organizado pelos acadêmicos do curso de Educação Física do UniAtenas em parceria com os professores de Educação Física da escola e do UniAtenas.

O evento foi uma atividade da disciplina Projeto Integrador. Segundo a Supervisora do Estágio de Licenciatura, Midiam Rodrigues, o projeto unido ao estágio de Licenciatura leva às escolas conhecimentos que não são trabalhados normalmente em sala de aula, “Ele (Projeto Integrador) descobre primeiro uma necessidade da escola e desenvolve com os alunos segundo a necessidade tanto da escola, quanto dos alunos, quanto dos estagiários,” diz Midiam.

Os alunos da escola apresentaram diferentes ritmos de dança: Samba, Forró, Lambada, Balé, Axé, Funk, Anos 60, Hip Hop e Country. Eles foram avaliados por três jurados de acordo com o desempenho em cada apresentação. Para a professora da escola e do UniAtenas, Maria Aparecida, o mais importante é que este trabalho auxilia na socialização dos alunos e no desenvolvimento motor e cognitivo através das coreografias, além de conhecer um pouco mais da cultura do Brasil e do mundo.

Durante o estágio, os acadêmicos do curso trabalharam com os alunos o tema ritmo e dança não só na parte prática, mas também na teórica, estudando o contexto histórico em que se enquadrava cada um na época do seu surgimento.