Alunos realizam atividades de promoção e prevenção da saúde com idosos institucionalizados

A humanização e integralidade do cuidado na formação médica são de extrema importância para o aprimoramento das práticas em saúde. Pensando nisto, os docentes da disciplina de Interação Comunitária II, Iácara Oliveira, Mateus Alves e Nariman Lenza organizaram, no sábado 23/02/2019, com participação dos alunos, uma atividade prática no Recanto Geriátrico de Passos-MG que contemplou ações relacionadas à aparência geral (espaço da beleza e autocuidado), aferição de sinais vitais e glicemia capilar, e atividades lúdicas como música e dança. Finalizando com uma confraternização com os idosos, funcionários, estudantes e professores.

O Recanto Geriátrico está localizado na rodovia MG050 e possui atualmente 35 idosos institucionalizados, sendo entre estes acamados, cadeirantes e outros com mobilidade preservada. Os participantes constataram no olhar dos idosos o contentamento e alegria em estar junto aos alunos e professores, realizando as atividades propostas. Os alunos envolveram-se intensamente e relataram a importância de ações neste enfoque, ultrapassando os limites da sala de aula e aplicando ações associando teoria x prática.