Jornada Temática apresenta surpresa gastronômica no UniAtenas

O Uniatenas realizou no dia 27 de abril a 2ª Jornada Temática de 2019 dos cursos de Farmácia, Nutrição e Psicologia. O evento contou com a participação de professores, coordenadores dos cursos e trouxe temas relevantes e atuais para os acadêmicos.

Nesta edição, o grande diferencial foi o “Nutri Chef Farma”, uma disputa gastronômica e farmacológica realizada pelos cursos de Farmácia e Nutrição. A ideia surgiu graças a visibilidade da gastronomia no mercado, com a crescente exibição de programas e concursos de culinária na mídia. Para a professora Rayane Campos Alves, a experiência é muito válida, afinal é uma forma de aprender de forma didática, divertida e saborosa.

“Durante o evento, as equipes receberam duas especiarias e vários ingredientes para elaborar os pratos. Os jurados votaram para escolher o melhor prato, a partir dos seguintes tópicos: originalidade, criatividade, sabor, apresentação do prato, organização, dietoterapia, ação farmacológica e interação fármaco nutriente”, explicou Fernanda Franco, coordenadora do curso de Nutrição. De acordo com Murilo Fukui, coordenador do curso de Farmácia, também foram apresentados os efeitos de cada especiaria frente ao organismo, sua interação com o alimento e com alguns medicamentos, além da correlação com a clínica farmacológica e nutrição clínica.

“A Jornada Temática nos dá mais experiência prática, sobre a importância dos alimentos, diversas formas de prepará-los de uma maneira mais saudável”, completa Lorrane Aparecida Silva Lorato, 3º período de Nutrição.

O curso de Farmácia ofereceu ainda a oficina de Produção de biscoitos caninos com Cetoconazol. “O tema é interessante porque une a produção de medicamentos com a medicina veterinária, que está fora da grade curricular do curso”, diz Isabela de Almeida Lima, acadêmica do 3º período de Farmácia. E também teve uma palestra com o tema: Farmacologia de urgência e emergência. A professora Juliana Resende ressaltou a importância do tema para os alunos farmacêuticos que vão atuar na área hospitalar.

Já o curso de Psicologia contou com 3 oficinas e 3 minicursos para os seus acadêmicos. Dentre eles:  testes psicológicos, técnicas de psicodiagnósticos, ludicidade e jogo diagnóstico, manejo clínico em casos de depressão e ansiedade, manejo clínico em casos de transtorno de aprendizagem e introdução ao estudo da equoterapia. “Os temas foram escolhidos como forma de acompanhar as novas tendências do mercado de trabalho, de formar profissionais generalistas, atualizados e atentos à demanda contemporânea”, destacou o coordenador Robson Ferreira dos Santos.

A professora Raquel Correa explicou que as oficinas foram realizadas pelos acadêmicos dos 6º e 7º períodos, para expor parte das suas experiências práticas vivenciadas no estágio de atendimentos clínicos, a fim de mostrar as técnicas de psicodiagnósticos utilizadas e sua aplicação, além de compartilhar a experiência e proporcionar maior aprendizado aos outros acadêmicos.

A Jornada Temática é uma maneira de ampliar os conhecimentos dos alunos, pois traz assuntos relevantes e que agregam em sua formação. “São técnicas que se renovam todos os dias e buscamos nos atualizar e complementar o conteúdo teórico da sala de aula”, diz Iris Duarte Pereira, 3º período de Psicologia.

A terceira e última Jornada Temática deste semestre acontecerá no dia 25 de maio, para os alunos dos cursos de Pedagogia, Medicina, Enfermagem e Educação Física.