Jornada Temática Integrada

Com o intuito de promover capacitação e debates sobre assuntos multidisciplinares, a Faculdade Atenas realizou mais uma edição da Jornada Temática Integrada, no dia 30 de setembro. O evento contou com uma programação variada e interdisciplinar, promovido pelos cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil e Sistemas de Informação.

No curso de Administração ocorreram duas palestras, acompanhadas de debates com a participação dos acadêmicos. A aluna Arlene Rodrigues foi quem falou sobre o E-Social, uma ferramenta do governo federal que unifica o envio de dados sobre trabalhadores. O outro palestrante foi o professor do curso, Altair Caixeta que explicou sobre as mudanças da reforma trabalhista para os futuros administradores. “As mudanças têm a ver com o administrador no seu dia a dia, porque ele tem uma interação direta com os empregados de uma empresa”, disse o professor.

Já o curso de Direito, convidou representantes da Polícia Militar, profissionais da área jurídica e da psicologia para debaterem junto com os alunos temas de grande relevância social, como violência doméstica e familiar, atendimento policial e identidade de gênero. De acordo com o coordenador do curso de Direito, Wenderson Oliveira, a programação foi planejada visando uma integração dos acadêmicos de diversos cursos a fim de debaterem questões sociais importantes na atualidade. “Os alunos tiveram a possibilidade de constatar que algumas áreas do conhecimento, que eles estudam, ao serem debatidas por uma equipe multidisciplinar lhes proporcionaram muitos esclarecimentos” defendeu o coordenador.

No curso de Engenharia Civil, a programação envolveu a apresentação de um trabalho realizado pelos próprios alunos, com a supervisão dos professores, sobre diversos problemas de infraestrutura da cidade de Paracatu, como acessibilidade, mobilidade urbana, gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil, revitalização da grota da Vila Mariana, reformas de praças e escolas. “Os alunos fizeram esse trabalho com a sociedade para que nesse momento discutíssemos diagnósticos para esses problemas”, enfatizou Glenda Colim, coordenadora do curso. A programação também contou com a presença do engenheiro civil Leonardo Padula que apresentou o Manual de Reflexões sobre o processo de aprendizado dos futuros engenheiros.

Por fim, no curso de Sistemas de Informação foram oferecidos dois minicursos para os alunos. Um deles foi sobre programação web e foi ministrado pelos professores Willian Soares e Wesley Ribeiro. O segundo foi sobre desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e foi oferecido pelo professor Felipe Neto. “A gente tem que pensar que o mercado hoje está voltado para o desenvolvimento de aplicativos móveis e por isso é fundamental que os alunos conheçam essa possibilidade”, afirmou o professor.