Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA (TOSSE DOS CANIS)


A traqueobronquite infecciosa (ITB, infectious tracheobronchitis) canina, também conhecida como tosse dos canis, envolve um grupo de doenças altamente contagiosas respiratórias de cães, que provoca traqueobronquite aguda e início súbito de tosse paroxística que dura vários dias.

ITB canina é altamente contagiosa, sendo transmitida por contato direto com secreção respiratória, em forma de aerossol (por meio de tosse e espirros), de cães infectados.

A ITB canina comumente se dissemina em cães confinados em instalações com grande número de animais e com pouca ventilação.

Em filhotes de cães jovens e em animais imunocomprometidos, as infecções mistas ou a invasão bacteriana secundária do trato respiratório inferior pode causar broncopneumonia, com risco de morte.

Crises de tosse paroxística podem ser acompanhadas de náusea ou ânsia de vômito, que podem ser confundidas com vômito ou asfixia.

Ao perceber qualquer sintoma anormal no seu cão procure imediatamente um Médico Veterinário. É através de uma consulta que o profissional irá identificar e tratar com muito amor o seu cãozinho!

Fonte: BIRCHARD, S. J. Manual Saunders. Clínica de Pequenos Animais. 3. ed. São Paulo: Roca, 2008

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.