Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

COMO PREVENIR A TENDINITE EM EQUINOS?


É o processo inflamatório que pode acometer principalmente os tendões flexores e suas bainhas sinoviais dos membros anteriores dos cavalos de corrida, ou dos membros posteriores dos cavalos de sela e tração.

A causa determinante mais comum da tendinite é o esforço exagerado de extensão sobre os tendões, causando distensão de suas fibras, que por não suportarem a tração mecânica, podem apresentar rupturas parciais desenvolvendo severa e dolorosa reação inflamatória.

A sintomatologia manifesta-se imediatamente após a ação traumática – em geral após corridas ou esforços durante a locomoção forçada – com claudicação até o grau IV, mista, com postura de elevação do boleto e apoio em pinça quando em repouso. A região comprometida apresenta-se com aumento de temperatura, tumefação difusa e intensa dor à palpação, mesmo que superficial.

Se seu cavalo apresenta alguns destes sintomas, agende um horário com um Médico Veterinário! Seu cavalo merece passar por esta consulta!

Fonte: THOMASSIAN, A. Enfermidades dos cavalos. 4. ed. São Paulo: Varela, 2005

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.