Educação, amor e cuidado com a saúde mental são temas de ação na APAC em Paracatu

O Diretório Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Atenas participou de uma ação na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). A atividade humanitária é parte do processo de fundação de um comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), no UniAtenas.

A ação tem como objetivo esclarecer aos recuperandos da APAC, a importância da educação, os principais meios de acesso ao sistema educacional do Brasil e a relevância do cuidado com a saúde mental como meio convergente para a reintegração social.

Foram realizadas atividades práticas de atenção, memória e raciocínio; palestras sobre educação e saúde mental; e sessões de meditação com técnicas de relaxamento, respiração, autocontrole e autoconhecimento.

Amanda Santos, uma das diretoras do D.A. e membro do comitê aspirante IFMSA UniAtenas, descreveu a atividade como uma das experiências mais tocantes da sua vida: “A experiência foi profunda e transformadora. Saímos de lá com a sensação de dever cumprido e de amor gratuito. Pessoas que nos mostraram sonhos a se cumprir, sonhos que estavam apagados e reascenderam em seus corações e com isso, também nos nossos”.