Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

Várias profissões dentro de uma única formação


A profissão farmacêutica possui inúmeras áreas de atuação, que se encaixam e atendem efetivamente cada perfil. É possível optar pela área da química e pesquisa de novos fármacos e ao mesmo tempo, atuar no cuidado ao paciente. Há quem prefira trabalhar na regulação da comercialização de drogas, insumos e correlatos, além da produção de vacinas, perícia criminal e até mesmo na área estética. 

Confira abaixo algumas das áreas de atuação deste profissional:

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: O farmacêutico é o responsável pelo aperfeiçoamento dos processos fabris vigentes, desenvolvimento de novos fármacos, controle de qualidade e assuntos regulatórios. Além disso, participa da compra de matérias-primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos fabricados. 

FARMÁCIA CLÍNICA: Esta  carreira permite ao profissional prestar serviços clínicos farmacêuticos à comunidade, como o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica e a revisão da farmacoterapia. 

INDÚSTRIA COSMÉTICA: A atuação nas indústrias cosméticas é a que traz as maiores remunerações para esta profissão, se atuar no nível estratégico, ligada à gestão industrial. Para isso, o especialista em cosmetologia possui conhecimentos aprofundados em tecnologia cosmética, fisiologia e estética, além de ter aptidão para inovar e criar novos produtos.

ANÁLISES CLÍNICAS: O farmacêutico, quando está no ramo dos laboratórios de análises clínicas, atua na realização de exames toxicológicos, bioquímicos, hematológicos, parasitológicos, microbiológicos, gerencia rotina e realiza controle de qualidade laboratorial.

MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS: É o responsável pela manipulação de medicamentos que têm como grande atrativo a possibilidade de serem obtidos de forma personalizada tanto na dose quanto na forma farmacêutica.

PERITO CRIMINAL: Nesse caso, o farmacêutico está a serviço da justiça, especializado em encontrar a prova técnica (também conhecida como prova pericial), mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: É o profissional que fiscaliza desde o controle da matéria-prima que serve para fabricação, até a venda dos medicamentos, passando pelas boas práticas de fabricação, transporte e armazenagem. Dessa forma, resguarda os problemas decorrentes das complicações pelo uso de produtos impróprios para o consumo, evitando intoxicações alimentares, intoxicações por medicamentos, doenças de veiculação hídrica, entre outras.

CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS: Dentre as funções que competem aos farmacêuticos relacionadas aos alimentos, estão: desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário, análise bromatológica e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados, atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, processos fermentativos, nutracêuticos e alimentos de uso enteral e parenteral, além da atuação na normatização e fiscalização junto à vigilância sanitária de alimentos.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco e conheça toda a infraestrutura do curso de Farmácia no UniAtenas, tire dúvidas e descubra se essa é a sua área.

Coordenador do curso: Murilo de Jesus Fukui

E-mail: farmacia@atenas.edu.br

Telefone: (38) 99897-4149

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.