Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) eleva projeção de exportação de soja do Brasil em 2019/20

O USDA em sua última projeção, elevou as exportações de soja do Brasil na safra 2019/20 para 76,5 milhões de toneladas. O aumento na projeção de exportações do Brasil, maior exportador global, ocorre apesar de uma manutenção na estimativa da safra brasileira (123 milhões de toneladas), que será plantada somente a partir de meados deste mês.

A alta na estimativa foi feita considerando uma menor demanda global, com a importação chinesa reduzida em 2 milhões de toneladas, para 85 milhões de toneladas, refletindo menor processamento de oleaginosa. Os chineses vêm enfrentando o impacto da peste suína africana no seu rebanho, o que reduz a demanda por farelo de soja.

Por outro lado, o USDA reduziu a projeção da safra de soja dos EUA para 100,16 milhões de toneladas. Segundo os números, o Brasil deverá superar os EUA na produção de soja em 2019/20, após os norte-americanos sofrerem com enchentes no período do plantio.

Fonte: Roberto Samora/Reuters

Quer saber mais?

Entre em contato conosco e conheça toda a infraestrutura do curso de Agronomia do UniAtenas, tire dúvidas e descubra se essa é a sua área.

Coordenador do curso: Ricardo Gonçalves Silva

E-mail: agronomia@atenas.edu.br