Faculdade Atenas-Passos realizou primeira edição do seu Seminário de Iniciação Científica

Com a presença de estudantes e professores da Faculdade Atenas-Passos e de outras instituições de ensino convidadas, a primeira edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) foi marcada por  diversidade de temáticas nos trabalhos apresentados. O evento, que aconteceu na manhã do dia 21 de setembro, contou com a presença de palestrantes e lotou o auditório da instituição.

Na primeira palestra, a professora Sandra de Souza Pereira e os estudantes Caio, Lauriane e Camila, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Passos), relataram sua participação no Projeto Rondon, durante a Operação João de Barro, ocorrida em julho, no Piauí. A equipe de rondonistas compartilhou a experiência gratificante de “sair da bolha”, conhecer a realidade de uma outra região brasileira e contribuir com atendimento a populações carentes.

O Dr. Natael Ribeiro Malta Neto, que é médico oncologista na Santa Casa de Misericórdia de Passos, trouxe para os participantes os conhecimentos e métodos utilizados em pesquisa no Hospital Regional do Câncer de Passos, instituição que atende pacientes de aproximadamente 50 municípios da região.

Finalizando o circuito de palestras, o médico veterinário e Coordenador do Conselho de Ética em Uso de Animais de Passos, Dr. Leonardo Frasson Reis, abordou recentes estudos envolvendo modelos de experimentos com animais vertebrados e invertebrados na medicina humana, bem como as questões éticas nessas pesquisas.

Após as palestras, os autores inscritos no SIC apresentaram seus pôsteres de resumos expandidos para o público presente e para os professores de Iniciação Científica da Faculdade Atenas-Passos, que avaliaram os trabalhos.

Isabela Ranieri de Sillos, do 4º período de Medicina da Faculdade Atenas-Passos, apresentou um trabalho sobre perfil de usuários de serviços das Estratégias de Saúde da Família e comentou sobre o papel do SIC.  “O evento promovido pela faculdade é de extrema importância, por proporcionar um espaço para expor os trabalhos produzidos e realizar um intercâmbio com estudantes de outras instituições e profissionais já qualificados”, opinou a estudante.

O evento contou também com a presença de familiares de estudantes. Junto com os pais, o jovem Cesomar Pereira Neto veio prestigiar o trabalho da irmã Bruna Andrade Pereira, aluna do 4º período de Medicina na Atenas-Passos. “É importante a família estar aqui, porque eu vejo ela se esforçando bastante para realizar este estudo científico. A apresentação dela está de parabéns”, elogiou.

A Assessora Acadêmica da Faculdade Atenas-Passos, Vanessa Queiroz agradeceu a presença de todo o público presente e ressaltou que a primeira edição do SIC foi parte de um longo trabalho. “É uma alegria estarmos concluindo com sucesso esse sonho que se iniciou no ano passado com o primeiro edital de iniciação científica, e os resultados foram muito positivos com muitos estudos enriquecedores”, apontou.

Todos os resumos expandidos submetidos ao I Seminário de Iniciação Científica da Faculdade Atenas-Passos estão publicados na Revista dos Seminários de Iniciação Científica (RESIC), disponível pelo site http://www.atenas.edu.br/revista/ .