“Atenas Saúde & Cidadania” levou serviços de saúde e entretenimento à população passense

Evento foi organizado pelo curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, de Cultura e de Esporte de Passos

Encerrando o ciclo de atividades do Setembro Amarelo, professores, alunos e colaboradores da Faculdade Atenas-Passos promoveram o evento "Atenas Saúde & Cidadania", no dia 28 de setembro, sábado, na Praça Monsenhor Messias Bragança (Praça da Matriz), em Passos. A ação, que contou com o apoio de profissionais da Prefeitura Municipal, proporcionou serviços gratuitos à população e lazer para o público infantil.

O evento alcançou um total de 431 atendimentos gratuitos em nove diferentes atividades: aferição de pressão arterial e glicemia; simulação de Primeiros Socorros; vacinação; orientações nutricionais e auditivas para crianças; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C; orientações de saúde bucal e escovação supervisionada; orientações para prevenção de câncer em mulheres e homens, hipertensão arterial e diabetes; orientações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e atividades físicas e culturais para o público participante do evento, como aulas de “yogalates” e zumba, apresentações musicais e de poesia.

O "Atenas Saúde e Cidadania" proporcionou também a oportunidade dos estudantes, acompanhados de seus professores orientadores, colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos projetos de extensão e iniciação científica. Também estavam presentes no evento membros da Liga Acadêmica de Saúde da Criança e do Adolescente (LACAP) e o grupo “Doutores Gregalhaços do Riso”, formado por alunos da Atenas-Passos que estão sendo capacitados na arte da palhaçaria para, por meio do riso e da alegria, promover a saúde e levar atenção e afeto a pacientes hospitalares.

Atividades de extensão como essa complementam a matriz curricular dos estudantes, preparando-os para o contato com os pacientes. A aluna do segundo período do curso de Medicina Anne Moura Korthals, que participou realizando aferição de pressão e glicemia, afirmou que o evento "é de grande importância para os alunos e para a população, por criar um contato da sociedade com a área da saúde".

Durante o evento, o pedreiro José Laércio, de 64 anos, relatou sua satisfação em receber o atendimento dos estudantes. "Todo mundo que está passando por aqui está muito satisfeito com o atendimento dos jovens. Só por ser gratuito e pela ótima receptividade dos alunos a pessoa já fica satisfeita. Que isso sirva de exemplo para mais instituições”, afirmou.

O término do evento, um pouco antes do meio-dia, foi marcado por um ato simbólico de amor e respeito à cidade e ao próximo: a equipe realizadora do evento e os participantes fizeram um grande círculo em torno do chafariz, formando um “abraço à praça”. O gesto foi alusivo à importância de acolher e abraçar, práticas que foram muito difundidas durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O “Atenas Saúde & Cidadania” também marcou a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que neste ano teve ações em todo o país, no período de 23 a 28 de setembro.