Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Jornada Temática da Faculdade Atenas-Passos abordou doenças cardiovasculares, BLS e OVACE


Com palestras e oficinas, evento proporcionou rico aprendizado e troca de informações

Com auditório cheio, a 4ª Jornada Temática do curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos foi um dia rico em aprendizado e troca de informações acerca das Doenças Cardiovasculares, Suporte básico à Vida (BLS), Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) e Administração de Endovenosos. 

No período da manhã, discentes e docentes assistiram a três palestras sobre o coração e as doenças relacionadas a esse órgão. “Eletrocardiograma (ECG) Normal” foi o tema apresentado pelo médico cardiologista Dr. Walter Alvarenga de Oliveira, especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Coordenador do Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Passos e também Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Na sequência, o médico cardiologista Dr. Henrique Kallás Mattar, também especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com residência em cardiologia no Hospital do Coração de São Paulo, abordou os “Ritmos cardíacos patológicos (ACLS). 

A terceira palestra foi sobre o tema “Cardiopatias congênitas: uma visão anatômica e embrionária”, proferida pela Dr.ª Evelise Soares, mestre e doutora em anatomia e diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas.

“Foi um prazer compartilhar com os alunos um pouco da minha experiência, ao longo de 39 anos de carreira, para estimulá-los ao conhecimento dessa patologia tão importante”, afirmou o Dr. Walter Alvarenga. O cardiologista chamou a atenção para o fato de que a doença cardiovascular é a que mais mata, mas é também a mais previsível e prevenível. “Com controle da hipertensão, do diabetes, do tabagismo, do colesterol, com melhoria da atividade física e controle do peso, essa doença que não só mata como também tira a qualidade de vida das pessoas, pode ser plenamente evitada”, ressaltou.

A possibilidade de interação entre profissionais da área médica e os estudantes também foi elogiada pelo Dr. Henrique Kallás. “Agradeço a oportunidade dada pela Faculdade Atenas de falarmos sobre as emergências cardiovasculares. É importante a interação com os alunos, para saberem o manejo dessa doença. Estaremos sempre à disposição para contribuir com o aprendizado dos estudantes”, afirmou.

A terceira palestrante da manhã, Dr.ª Evelise, também falou sobre o papel da jornada temática para a formação dos futuros médicos. “São muito importantes esses momentos, para podermos discutir os conteúdos desde o ciclo básico, até as interações com o ciclo clínico. O evento promoveu discussões relacionadas à anatomia do coração e doenças cardíacas. É muito bom também poder participar e conhecer professores de outras faculdades, integrar. Espero que o evento se repita, com outros segmentos do corpo, e que tenha sempre o sucesso que foi hoje”, afirmou.

A coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos, Dr.ª Lucélia Caputo, considerou que a 4ª Jornada Temática foi muito proveitosa para todos os estudantes que participaram, pois havia atividades voltadas a todos. “As duas palestras sobre eletrocardiograma reforçaram o estudo da fisiologia do coração, enfatizando a atividade elétrica inerente ao órgão, ao mesmo tempo que revisava os principais pontos anatômicos relacionados ao tema. Dessa forma, os alunos de 2º e 4º períodos puderam ver a importância do básico na formação clínica do médico”, apontou a coordenadora.

Segundo a Dr.ª Lucélia, a palestra de cardiopatias congênitas foi importante no mesmo sentido, envolvendo a anatomia e a embriologia, com suas repercussões clínicas gerando uma melhor percepção do aluno sobre a importância dessas disciplinas na sua formação. 

“No período da tarde tivemos oficinas ministradas pelos professores da disciplina de Interação Comunitária, com injeções endovenosas para o público do 4º período e BLS e OVACE para o público do 2º período. Essas oficinas foram muito importantes para gerar habilidades que complementam as competências necessárias para a formação do médico generalista”, enfatizou a Dr.ª Lucélia.

As oficinas de BLS e OVACE foram conduzidas pelo professor Mateus Goulart e a oficina de administração de endovenosos foi realizada pelas professoras Elexandra Barbosa e Iácara Oliveira.

“Nas oficinas da Jornada temática os alunos tiveram a possibilidade de contato com técnicas básicas, porém extremamente relevantes para a prática profissional. Habilidades em PCR/RCP (ressuscitação cardiopulmonar), OVACE e punção venosa são necessárias. Foi fantástico ver o desempenho dos alunos!”, elogiou o professor Mateus.

Visualize abaixo algumas fotos da notícia
chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.