Médico urologista e pesquisador da USP realiza palestra na Faculdade Atenas-Passos

Uma das atividades programadas pela Faculdade Atenas-Passos para a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a palestra com o médico urologista Dr. Renato Fidelis Ivanovic reuniu grande número de discentes e docentes do curso de Medicina no auditório da instituição. O evento foi organizado por uma comissão de alunos de segundo e quarto períodos do curso, sob supervisão da professora Sabrina Reis.

Com graduação, especialização e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e vasta experiência em sua especialidade, o Dr. Renato Fidelis realizou uma ampla explanação sobre o câncer de próstata, desde a função desse órgão humano até os procedimentos de diagnóstico – dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico), toque retal e biópsia - e tratamento da doença.

Os estudantes presentes na palestra aproveitaram para tirar dúvidas sobre o tema e também pediram aconselhamentos. De maneira muito receptiva e descontraída, o Dr. Renato apresentou importantes dicas para as etapas de residência médica e para a carreira de modo geral. Ele também enfatizou a importância da interação mais próxima entre o aluno de Medicina e o profissional que já está há um tempo mais prolongado na carreira, sempre lembrando do que é necessário para ele se formar como um bom médico, independentemente da especialidade que escolha.

“Foi bastante enfatizado hoje que o câncer de próstata é um dos principais tipos de tumores que acometem os homens, e sua prevenção deve ser feita a partir dos 50 anos com a dosagem do PSA e o toque retal, ou antecipando em idade anterior, quando existirem outros fatores de risco. É o principal, para os alunos lembrarem e multiplicarem esse conhecimento”, concluiu o médico palestrante.

A palestra sobre câncer de próstata com o Dr. Renato Fidelis também foi parte do processo de constituição da Liga Acadêmica de Oncologia da Faculdade Atenas-Passos. Durante o evento, os estudantes interessados realizaram suas inscrições para participar da prova de admissão para a liga, cujos resultados serão divulgados antes do término do ano letivo.