Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Primeira turma de Medicina da Faculdade Atenas-Passos inicia o Ciclo Clínico

Os estudantes da primeira turma do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos iniciaram neste semestre o Ciclo Clínico, que ocorre no terceiro e no quarto ano do curso de Medicina, sendo um período primordial para a formação dos futuros médicos.

Nessa fase, o aluno é inserido na prática clínica e começa a aprender as bases de raciocínio médico. Além de proporcionar um grande aprendizado, tanto teórico quanto prático, o Ciclo Clínico é o momento em que o estudante tem a oportunidade de se preparar para o Internato.

A Dra. Lucélia Caputo, coordenadora do curso e médica patologista, contou um pouco sobre como funciona essa nova fase do curso e qual a sua importância para a formação do estudante.

“O início do Ciclo Clínico marca o momento em que o aluno entra em contato com um paciente real dentro de um ambulatório de saúde. Isso é importante, pois apesar da instituição ensinar as ferramentas e os conteúdos principais no ciclo básico, é somente no contato pessoal com o paciente que o aluno irá dimensionar todo o conteúdo aprendido em sala de aula, para desenvolver suas habilidades e se tornar um bom médico”, afirmou a coordenadora.

Nesse novo ciclo, as atividades teóricas na instituição ainda permanecem na grade acadêmica dos alunos para suprir o conhecimento técnico-científico. As atividades práticas nas unidades de saúde ocorrem sob tutoria de um professor médico e compreendem oito horas semanais do conteúdo acadêmico. Conforme o andamento do Ciclo Clínico, a carga horária teórica vai diminuindo e as atividades práticas vão aumentando.

As atividades práticas do Ciclo Clínico da Faculdade Atenas-Passos são realizadas nos consultórios dos ambulatórios Coimbras II e CSU (ao lado da Unidade de Pronto Atendimento – UPA), da rede de saúde municipal de Passos. A tutoria é realizada pelos médicos e professores da Faculdade Atenas-Passos, Dr. Lauro Damasceno de Carvalho Faria, Dra. Ana Cláudia Oliveira Vilela e Dra. Ana Luiza Bittencourt Coelho.

O estudante Aguimar Xavier, do terceiro ano, destacou que nos atendimentos dos ambulatórios os alunos se dedicam a levantar todo o histórico patológico do paciente, hábitos de vida e histórico familiar, compreendendo a pessoa em seu contexto social e trazendo para a anamnese várias vertentes para que sejam feitos os aconselhamentos e direcionamentos.

“Está sendo muito prazeroso, uma experiência que só vai agregar e nos deixar mais preparados ainda para o internato, após o Ciclo Clínico. Expectativas muito grandes, para termos uma boa formação e sermos médicos humanizados, sabermos as aflições dos pacientes e buscarmos conhecer realmente o problema”, relatou o estudante.