Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Cuidados com a saúde em tempos de pandemia


A pandemia do coronavírus alterou o cotidiano de todos, bem como nossos planos, expectativas e atividades. Ainda sabendo que se trata de um grave problema de saúde pública, a questão de nossa saúde individual não deve ser descuidada. 

Devemos seguir as recomendações específicas da OMS e do Ministério da Saúde:

- Cumprir isolamento social, 
-Sair de casa apenas quando necessário, 
- Utilizar a máscara, 
- Realizar o uso frequente do álcool em gel 70%
- Lavar frequentemente as mãos,
- Evitar tocar no rosto
- Evitar contato físico com outras pessoas e
- Higienizar objetos, celulares, superfícies a fim de evitar a propagação e contágio do vírus sars-cov-2.

Contudo, além dos cuidados específicos para conter a pandemia, a saúde em geral não deve ir para um segundo plano. No “Conectados com o Professor” desta semana, a Profa. Dr. Fernanda Lopes conta um pouco sobre a importância dos cuidados com a saúde em tempos de pandemia.

Segundo a Dra. Fernanda, é preciso também dar atenção ao tratamento das doenças crônicas como:
diabetes, hipertensão, asma e outros. “É de extrema importância manter o uso correto das medicações e também seguir as orientações de tratamento não medicamentoso, referente à dieta, não tabagismo, consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas e até mesmo uma rotina de exercícios”

Sobre a prática de exercícios, a professora ressalta que é  preciso adaptar a prática de atividade física neste momento de pandemia, preferencialmente realizá-los em ambiente seguro e dentro de casa. “Para caminhadas ao ar livre, se for optado fazer, deverão ser em locais sem aglomerações, sem muitas pessoas, ainda mais se você se encontrar nos grupos de risco. Apesar dessas adaptações, a prática de exercício físico é essencial para uma boa saúde.”, conta Fernanda.


Com a pandemia, muitos atendimentos e procedimentos em saúde, considerados não urgentes e de rotina tiveram que ser adiados. Entretanto, os serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, já estão se adequando a esta nova realidade, com uma escala de agendamento. Assim, pacientes que precisam de acompanhamento e exames já devem procurar uma maneira de realizá-los, buscando orientações nas clínicas, postos de saúde ou consultórios à respeito pois cada lugar está fazendo sua própria organização. Inclusive, com isolamento social, alguns tipos de atendimento podem ser realizados a distância, por meio de vídeo chamadas.

Outros pontos ressaltados pela Dra. Fernanda são os cuidados com a saúde mental e o bem estar. “A saúde não é somente a presença ou ausência de uma doença, mas também o bem estar físico, psíquico e social. Vivemos um momento de muitas preocupações e estresse que agrava nossa condição mental. Portanto, apesar do isolamento social, é importante se apoiar no contato familiar e com amigos, ainda que sejam por mensagens, internet e telefone. Não deixe também de procurar ajuda especializada em psicologia ou psiquiatria se for necessário. Ansiedade e depressão são transtorno sérios e doenças reais que merecem atenção.” afirma.

Finalizando a Professora Fernanda afirma que “Para queixas agudas, ou seja, situações novas como uma dor que surgiu, lesões, acidentes, ou até mesmo complicações das doenças já existentes, os prontos atendimentos estão sempre abertos para recebê-los. Porém, atenção aos casos de reais necessidades. Visite o hospital ou pronto socorro apenas se realmente necessário e lembre-se que o momento exige a cooperação de todos. São nos prontos atendimentos e hospitais onde mais pessoas doentes estão, portanto, maior risco de contaminação.”

Ademais, ser saudável incluiu o auto cuidado físico e mental.

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.