Pesquisa diagnóstica da Faculdade Atenas Passos contou com 100 % de participação

No mês de julho, a Faculdade Atenas Passos realizou a pesquisa diagnóstica com os ingressantes do ano letivo de 2020. Primando pela saúde integral de todo o corpo discente, sem deixar de lado a manutenção das ações complementares de ensino-aprendizagem, a pesquisa foi feita no sistema on-line, pela plataforma Blackboard e alcançou 100% de participação.

Realizada anualmente com todos os ingressantes, a pesquisa diagnóstica é feita pelas profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Profissional e Acessibilidade (NAPP), com o intuito de promover estratégias que possibilitem o sucesso acadêmico e o desenvolvimento psicossocial do aluno em uma formação crítica, reflexiva e transformadora.

A pesquisa busca identificar estudantes que necessitam de apoio institucional frente às dificuldades de aprendizagem, que é feita por meio de atendimento educacional especializado e acompanhamento psicológico. Todo esse suporte visa prevenir e intervir nos fatores que podem influenciar ou intensificar as dificuldades na vida estudantil, além de desenvolver ações que promovam a saúde mental e o bem-estar do aluno no contexto do ensino superior.

Por esse instrumento de diagnóstico reflexivo, é possível mensurar: os dados educacionais anteriores do aluno; tipo e modalidade de ensino; prática da leitura; principais dificuldades vivenciadas ao longo da vida escolar e as encontradas no ensino superior; as práticas de estudos adotadas e quais práticas contribuíram para adaptação; a concepção da estimulação de atividades esportivas para a promoção do bem-estar biopsicossocial ; e a abertura para a busca de apoio psicológico e psicopedagógico.

A psicóloga Angélica Souza e a orientadora pedagógica Tatiane Souza agradecem a todos os estudantes ingressantes por sua participação na pesquisa diagnóstica e lembram que o NAPP está à disposição para atendimento de forma remota pelo telefone e WhatsApp (35) 3115-1223, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.