Faculdade Atenas Passos inicia novo semestre no curso de Medicina

Neste mês de fevereiro, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Atenas iniciam novo semestre com aulas teóricas e práticas no campus de Passos. A presença do discente nas aulas presenciais é facultativa e por adesão voluntária, e vem funcionando desde novembro passado, conforme edital publicado pela instituição, com base nos protocolos do governo estadual envolvendo as medidas de combate à covid-19. Aos estudantes que preferirem não aderir às aulas presenciais, continuarão a ser ofertadas as aulas remotas com transmissão ao vivo e videoaulas gravadas.

O retorno às aulas presenciais obedece ao protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia da Covid-19, publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em 30 de setembro de 2020, e também está em acordo com o Decreto Municipal de Passos, nº 1913, acerca do retorno das atividades educacionais no âmbito do Município de Passos, publicado em 18 de novembro de 2020.

“Além de todas as medidas de prevenção e proteção nas nossas instalações e do uso de EPIs, o edital de adesão voluntária também prevê que o aluno, para voltar às aulas presenciais, não seja portador de enfermidades ou comorbidades que o classifique em grupo de risco”, acrescenta a assessora acadêmica da Faculdade Atenas Passos, Profª. Vanessa Queiroz.

Os ingressantes que aderiram às aulas presenciais, organizados em grupos e com as medidas para o distanciamento seguro, participaram da acolhida preparada pela equipe pedagógica do campus. As atividades envolveram apresentação no auditório (transmitida também para os acadêmicos que permaneceram em casa), visitas aos laboratórios, à biblioteca e as demais instalações da faculdade. Os estudantes do 1º período também receberam seus EPIs e orientações para o uso correto e seguro durante as atividades na faculdade.

De acordo com a assessora acadêmica, está havendo boa adesão para as aulas presenciais e a expectativa é grande entre discentes e docentes. Além das aulas, o calendário letivo prevê a realização de várias atividades ligadas à iniciação científica com seminários e projetos de campo.

Os estudantes do 7º período iniciam também neste semestre suas práticas de atendimento na Policlínica da faculdade, nova unidade no campus que realizará atendimento aos pacientes encaminhados pelas unidades municipais de saúde ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas em quatro grandes áreas: ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica.