Abril Verde: Saúde do Trabalhador

Promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho é o objetivo do movimento Abril Verde, lembrado por órgãos públicos e instituições privadas em todo o Brasil.

A escolha do mês se deve ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, data que em nosso país foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei Nº 11.121.

A saúde do trabalhador tem se tornado tema recorrente nas diferentes esferas sociais, principalmente desde a chegada da pandemia da Covid-19, a qual mudou drasticamente a forma de atuação de diversos profissionais.

Com a necessidade de realizar quase todas as atividades a distância - por uma tela de computador ou pelo celular - podem surgir ou se agravarem problemas ligados à postura corporal ou aos movimentos repetitivos.

Como manter a boa postura corporal durante esse período tão complicado? É isso que a Drª. Ana Cláudia Vilela, médica e professora da Faculdade Atenas Passos, vem nos responder na edição deste mês da série “Conectados com o professor”.

1) Existem relatos ou indicadores de atendimentos a pacientes, com impactos causados por má postura, nesse contexto de muitas atividades em frente a um computador?

Drª. Ana Cláudia: Sim. Quando um indivíduo permanece por longos períodos em uma mesma posição, é necessário que ele adote medidas para evitar que isso cause prejuízo para a sua saúde. Para os trabalhadores e inclusive alunos que estão no modelo remoto de trabalho/atividade escolar, a atenção deve ser redobrada quanto à postura e aos mobiliários dos postos de atividade, que inclusive devem estar adequados considerando desde a altura da cadeira, apoio de pés, altura dos olhos do indivíduo alinhados com a tela do computador), iluminação e temperatura do ambiente, nível de ruído, pausas para descanso e alongamentos, entre outros descritos na Norma Regulamentadora do Trabalho de número 17, que discorre sobre Ergonomia.

2) O uso intenso do celular pode também causar problemas posturais, ligados à inclinação da cabeça, pescoço, e ao uso excessivo das mãos para carregar o aparelho e digitar?

Drª. Ana Cláudia: Sim. Uma alternativa é mudar o uso intenso, de maneira que essa atividade não seja contínua e/ou repetitiva (alternância de atividades e posições) e, portanto, danosa para aquele profissional ou estudante.

3) Problemas de visão também podem se agravar com o excesso de uso de telas e monitores?

Drª. Ana Cláudia: Sim. A iluminação das telas, bem como do ambiente, quer seja ela natural ou artificial podem impactar na saúde do trabalhador/estudante dependendo da intensidade e tempo de exposição.

4) Que outros problemas de saúde podem surgir no ambiente profissional, nesse momento atual, e como preveni-los?

Drª. Ana Cláudia: Dentre as patologias, podemos citar as lesões por esforços repetitivos, como, por exemplo, digitação. A prevenção se dá através das pausas laborais, ginástica laboral, rodízio de grupamentos musculares durante a jornada de trabalho, entre outros. Além desses, precisamos nos atentar quanto à adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas de cada trabalhador.

Devido ao momento pelo qual passamos, faz-se necessário o trabalho ou estudo remoto, a fim de evitar aglomerações. E sempre que falamos em Saúde e Trabalho, falamos em PREVENÇÃO! Esse é o nosso Cavalo de Troia na guerra contra o novo Coronavírus. O uso de equipamentos de proteção individual, o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e do ambiente, a vacinação da população, entre outros, nunca se fizeram tão imperiosos.