Faculdade Atenas Passos realiza seminário de Iniciação Científica

Temas da Saúde serão apresentados e discutidos em apresentações orais e pôsteresNo mês de setembro, a Faculdade Atenas Passos receberá pesquisadores e estudantes para discussões sobre pesquisa e extensão em Saúde, no seu I Seminário de Iniciação Científica. Com palestras e apresentações de trabalhos orais e em pôsteres, o seminário acontecerá em 21 de setembro, sábado, reunindo professores e alunos do curso de Medicina do Campus Passos e de outras instituições de ensino da cidade e região. O objetivo do seminário é consolidar as ações de Iniciação Científica previstas no 1º Edital de Iniciação Científica publicado no ano de 2018 e que deu origem aos estudos científicos no Campus Passos. Além disso, o evento tem o propósito de promover a integração entre pesquisadores e instituições, produzindo novos conhecimentos.Os temas dos trabalhos que serão apresentados contemplam os seguintes eixos: doenças crônicas não-transmissíveis; doenças transmissíveis; programas e políticas de saúde; saúde da mulher e saúde materno-infantil. A participação no I Seminário de Iniciação Científica da Faculdade Atenas Passos será gratuita e aberta a todos os interessados, e também está prevista a transmissão do evento em tempo real, pelo canal da Faculdade Atenas no Youtube. As inscrições serão feitas de 2 a 18 de setembro, pelo site: www.atenas.edu.br . Já as submissões de trabalhos científicos para apresentação e publicação no seminário devem ser feitas de 2 a 14 de setembro.Encontro de comitês de éticaDentro da programação geral do 1º Seminário de Iniciação Científica, a Faculdade Atenas Passos promove também o 1º Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa de Passos. O encontro será realizado na noite do dia 20 de setembro, véspera do seminário, e reunirá os membros dos quatro comitês de ética em pesquisa (CEP) presentes no município: Faculdade Atenas Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Instituto Federal Sul de Minas – IFSul de Minas Campus Passos, e Santa Casa de Misericórdia de Passos.Os comitês de ética em pesquisa têm a missão de avaliar projetos de pesquisa com seres humanos.O objetivo do encontro dos comitês de ética de Passos é o intercâmbio de informações e experiências, visando fortalecer a atividade e consolidando o município como um importante polo de pesquisas nos temas da Saúde.