Professor da Atenas Passos capacita profissionais de Atenção Primária à Saúde

“Ensinando a Salvar Vidas: Capacitação dos Profissionais da Atenção Primária à Saúde em Primeiros Socorros”, é um projeto do professor Mateus Goulart Alves, docente do curso de medicina da Faculdade Atenas-Passos, que busca qualificar as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) do Município de Passos.

As atividades começaram na última semana de agosto, com a realização de um workshop teórico, realizado no auditório da Faculdade Atenas-Passos, dirigido a médicos das unidades de APS da rede pública municipal. Em setembro, também já tiveram início os workshops para enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Passos.

Nos meses de outubro e novembro, será realizada a segunda fase do projeto de extensão, envolvendo a prática do tema. O professor Mateus Alves selecionará os estudantes extensionistas do projeto que, sob sua orientação irão realizar, no laboratório da Faculdade Atenas-Passos, oito “estações práticas” sobre atenção primária em primeiros socorros. Participarão dessas atividades os profissionais de 25 unidades de saúde pública de Passos, consistindo em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégia de Saúde da Família). Ao todo, serão capacitados cerca de 200 profissionais de saúde de Passos.

Os temas abordados nas capacitações são: Ressuscitação Cardiopulmonar, Obstrução de vias aéreas por corpo estranho, Queimadura, Acidente Vascular Encefálico, Dor Torácica e Traumas. O objetivo primordial do projeto é contribuir para as equipes da Atenção Primária à Saúde de Passos.

“Ressalto a importância deste projeto, pois está relacionado a situações críticas que exigem intervenção imediata realizada por profissionais capacitados. Além disso, oferece oportunidade aos nossos estudantes de associar teórica à prática, além de contribuir com as Equipes de Saúde da Família, campo de aulas práticas da disciplina Interação Comunitária, desde o 1º período do curso de medicina”, enfatiza o professor Mateus Goulart Alves.