Visualizar Notícias - UniAtenas Sorriso

Notícias Faculdade Atenas - Sorriso (MT)

Palestra: “Ciência, uma forma de ver o mundo”

Nesta III Jornada Temática de Medicina, tivemos como tema "Prevenção e Tratamentos de Feridas”. Neste contexto, é válido questionar diferentes métodos utilizados para tal fim. Convidamos o Dr. André Ferreira do Nascimento, Doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica, docente no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Mato Grosso, para falar de forma esclarecedora sobre quais métodos podem ser recomendados, ele abordou o julgamento do que é ciência.
O palestrante introduziu o tema de forma instigante, fazendo cada um dos presentes buscar, por meio de diversas concepções e exemplos: O que é ciência e o que é considerado um tratamento real e seguro?

Ele conceituou como "forma de conhecer e ver o mundo [...] e solucionar mistérios". E salientou que não é a única visão existente, afinal, somos humanos que também agimos com outras crenças e valores além da pura razão.

Em seguida, ele enumerou modos de fazer ciência, como o uso do método científico, que se baseia em cinco passos: observação, hipótese, investigação, teoria (aceita como provisória) e a validação ou refutação do estudo.

O palestrante não deixou de abordar também como os erros e as limitações do humano/pesquisador podem influenciar no resultado de um estudo e classificou tais acontecimentos como: Hipóteses guiadas por pressupostos inerentes, efeito manada, ilusão cognitiva, indução e associação.

"A ética de um profissional deve ser exercitada diariamente." Ele destacou e mostrou a importância de avaliar e submeter o estudo científico que envolva a vida humana, para o Comitê de Ética. E expôs também o extremo cuidado que profissionais devem ter ao serem abordados por situações de fraude que podem ser oferecidas ao decorrer da carreira.

No final de sua fala, ele trouxe frases carregadas de valores indispensáveis para os atuais e futuros profissionais de medicina. O Dr. André se despediu com uma mensagem de motivação, ética e fraternidade.

Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos ao Dr. André Ferreira, pela presença em nossa Jornada e por compartilhar suas experiências e conhecimentos de forma tão esclarecedora e profunda. Acompanhe a palestra, na íntegra, em nosso canal do YouTube Faculdade Atenas Sorriso.