A Faculdade Atenas Porto Seguro, em ação conjunta com a Defensoria Pública da Bahia, participou do projeto “Meu Pai Tem Nome”, realizado no município de Porto Seguro – BA, no último dia 21 de agosto de 2025.
A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de casos de filhos e filhas sem o reconhecimento paterno, contando com o apoio da Defensoria Pública dos estados e do Distrito Federal. A programação foi voltada à efetivação do direito fundamental à filiação.
Na Bahia, entre os serviços disponibilizados, destacaram-se a realização de exames de DNA, o reconhecimento de paternidade (espontâneo e socioafetivo) e as orientações jurídicas.
A participação ativa dos nossos estudantes deu-se tanto na coleta de amostras de sangue para os exames de DNA quanto na condução de rodas de conversa com os atendidos, abordando temas como amamentação e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Essa ação integra os projetos de extensão acadêmica da Faculdade e fortalece os processos de ensino-aprendizagem.
Para a nossa Instituição de Ensino, trata-se de um momento de cidadania, acolhimento e valorização dos direitos, reafirmando o compromisso com a justiça social e o fortalecimento das famílias.