Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos. Tem por objetivo defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

O CEP da Faculdade Atenas-Passos está integrado ao CEP da Faculdade Atenas-Sete Lagoas, e foi instituído pela Portaria Normativa n° 01/2019 de 04 de fevereiro de 2019, em consonância com o que determinam as Resoluções nº466/2012 e nº580/2018 do Conselho Nacional de Saúde e Norma Operacional 001/2013 do Ministério da Saúde. O CEP/ATENAS visa “identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos”.

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos- CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS no. 196/96 e complementares), diretrizes essas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

Manual Aba Alterar Meus Dados

Manual Alteração de Pesquisador Responsável

Manual Cadastro de Usuário

Manual Envio de Notificação

Manual Funcionalidades da Aba Pesquisador

Manual Submissão de Emenda

Manual Submissão de Projeto de Pesquisa

Manual Submissão de Recurso

O Setor de Pesquisa e Iniciação Científica (SPIC) da Faculdade Atenas-Passos também tem, entre suas atribuições, a gestão de publicações e eventos científicos, como seminários e congressos, para apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica.

As publicações científicas da Faculdade Atenas-Passos são a Revista Atenas Higeia e a Revista dos Seminários de Iniciação Científica (RESIC).

Ao longo dos anos de permanência do estudante na instituição de ensino, sua participação em instituições estudantis como ligas acadêmicas, grêmios atléticos e outras, é de grande importância para sua formação, conferindo-lhe a possibilidade de maior integração com seus pares, prática profissional e exercício de liderança e trabalho em equipe.

Na Faculdade Atenas-Passos os estudantes de medicina possuem três instituições estudantis: a Atlética Quimera, a Liga de Saúde da Criança de Passos (LACAP) e a Aliança Bíblica Universitária Brasileira (ABUB).

Atendimento

  • Coordenador: José de Paula Silva

    Telefone: (35) 3115-1200


    Horário de Atendimento da Secretaria do CEP/ATENAS

    Segunda a Sexta-Feira: 13:00 às 17:00 horas


    Local de Atendimento Setor de Iniciação Científica da Faculdade Atenas – Passos.