Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Médico mastologista faz palestra para curso de Medicina em Passos


Atividade é parte da programação da Faculdade Atenas para lembrar sobre o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama


Médico na Santa Casa de Passos e no Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC), o Dr. Flávio Dutra Miranda esteve na Faculdade Atenas-Passos para falar a estudantes e professores do curso de Medicina sobre o câncer de mama. A participação do médico, que é ginecologista, obstetra e mastologista, foi parte das atividades programadas para o mês do Outubro Rosa na instituição.

Dr. Flávio apresentou estatísticas recentes, incluindo números regionais do HRC, e discorreu sobre os fatores causadores do câncer de mama, que podem ser genéticos, hormonais e ambientais. As prevenções e tratamentos também foram abordadas pelo médico especialista em mastologia, que é a especialidade que estuda, diagnostica e trata doenças nas mamas. 

“Podemos reduzir em até 30% a incidência do câncer de mama, se atuarmos sobre os fatores de risco”, afirmou o palestrante. Conforme enfatizou o médico, com exceção dos fatores genéticos e hormonais, que exigem medidas medicamentosas ou cirúrgicas, os fatores ambientais podem minimizados com um comportamento consciente da mulher em relação a praticar atividade física regular, reduzir bebida alcóolica, evitar o tabagismo, ter uma alimentação saudável, controlar o Índice de Massa Corpórea (IMC) e evitar terapia hormonal prolongada.

O médico também abordou as políticas públicas de saúde para o rastreamento mamográfico e apontou que ainda há aspectos a se conquistar quando se fala em combate à doença, que são: a mulher mais bem informada sobre fatores de risco e autoconhecimento; a garantia do direito de realizar a mamografia anual a partir de 40 anos, conforme a Lei 11.664 de 2010; o rastreamento organizado; o diagnóstico de lesões suspeitas em tempo oportuno; o início do tratamento em até 60 dias; e o acesso a exames de qualidades.

Os alunos e professores da Faculdade Atenas-Passos presentes na palestra tiveram a oportunidade de obter importantes informações e tirar dúvidas com o Dr. Flávio Miranda, que possui experiência no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Visualize abaixo algumas fotos da notícia
chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.