Saúde do Idoso em tempos de COVID-19

É considerada idosa a pessoa que tenha 60 anos ou mais de idade. O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa brasileira é composta por 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do país. Para falar sobre a saúde do idoso e, principalmente como devem ser alguns procedimentos em tempo de pandemia do coronavírus, quem fala sobre o tema é a enfermeira e docente do curso de Medicina, da Faculdade Atenas Passos, Amanda Aparecida Borges.

O perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pela carga de doenças com forte predomínio das condições crônicas. Também há prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições agudas decorrentes de causas externas e agudizações de condições crônicas.

Dentro desse cenário, políticas públicas voltadas para os idosos foram elaboradas com o propósito de contribuir para que um maior número de pessoas alcance um envelhecimento saudável. Dentre essas políticas, ressaltam-se o Estatuto do Idoso e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.
O Estatuto do Idoso é a forma legal criada para regulamentar os direitos fundamentais da pessoa idosa e amparar o direito de atenção integral à saúde do idoso.
A PNSPI (Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa), por sua vez, tem como objetivo principal recuperar, manter e promover a autonomia e a independência das pessoas idosas por meio do desenvolvimento de ações de saúde coletivas e individuais em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, para garantir uma velhice mais digna.

Com a chegada do inverno e a pandemia da Covid-19 os cuidados com os idosos devem aumentar. A professora ressalta algumas indicações de como se prevenir.

- É importante tomar a vacina da gripe (Influenza);
- Estar sempre agasalhado e aquecido;
- Manter o isolamento social, evitando sair de casa;
- Veja se tem alguém que possa lhe ajudar e, assim, evitar sair de casa para as compras ou pagamentos;
- Se for muito necessário sair, deixe para fazer tudo num único dia da semana;
- Usar máscara;
- Lavar sempre as mãos;
- Utilizar sempre álcool em gel;
- Evitar colocar as mãos no rosto, principalmente boca e olhos;
- Higienizar os materiais provenientes dos supermercados, farmácias e outros para evitar a propagação da Covid-19;
- Manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando o aumento de consumo de alimentos gordurosos;
- Hidratação é essencial: é importante beber muita água e manter a pele bem hidratada com o uso de hidratantes.

“É importante o profissional de saúde estimular um envelhecimento ativo e saudável, promovendo atividades significativas e prazerosas, respeitando os direitos humanos da pessoa idosa.” Afirma.