Você conhece as áreas de atuação da Engenharia Civil?

A Engenharia Civil oferece tantas áreas de atuação que você pode escolher dentro dela o seu estilo de vida e buscar aquilo que tem mais afinidade com você. É possível trabalhar tanto em um escritório de terno e gravata, quanto em um escritório completamente informal, na indústria, no hospital, ou em um laboratório. Tudo vai depender do que você quer seguir.

Confira abaixo alguns cenários para este profissional:

CONSTRUÇÃO CIVIL: Um seguimento considerado clássico na Engenharia Civil é a construção civil. É a área responsável pelos processos construtivos, desde da escolha de materiais até o acabamento.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: Nessa área, irá trabalhar procurando novos usos, tecnologias e formas de melhorar a utilização dos materiais. Além de poder se especializar e atuar diretamente na confecção de novos produtos.

ESTRADAS E TRANSPORTES: O engenheiro é responsável pelo planejamento e sistema de transporte, construção, manutenção, pavimento, gestão de rodoferroviárias, portos, aeroportos e toda uma logística para otimização e melhoria do tráfego.

CÁLCULO ESTRUTURAL: É o engenheiro que cuida das planilhas e cálculos relacionados a resistências dos materiais, estruturas do concreto, metálicas, madeiras, aço, argamassas em todos os tipos de construção, como pontes, por exemplo. São os responsáveis pelos cuidados de manterem uma construção firme, bem estruturada e estável.

GEOTECNIA: Área voltada para a mecânica dos solos que podem influenciar na infraestrutura de uma construção com em escavações, fundações e barragens. São responsáveis por estudar o solo e desenvolver um acompanhamento para o bom funcionamento da obra.

SANEAMENTO: Esse tipo de engenheiro busca explorar o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, do gerenciamento do lixo urbano e dos seus sistemas de tratamento, além do uso de água para saúde pública, controle e remediação ambiental, gestão ambiental e licenciamento ambiental.

PERÍCIA JUDICIAL: O perito em engenharia civil é um profissional com amplo conhecimento e experiência técnica na sua área de atuação e também na questão processual, incluindo o domínio dos ritos e do linguajar jurídico.

HIDRÁULICA: O engenheiro hidráulico é aquele que aplica os princípios da mecânica dos fluidos buscando envolver planejamento, projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico, abrangendo tanto os sistemas urbanos, industriais e prediais, quanto à irrigação, o controle de enchentes e os aproveitamentos hidro energéticos, obras portuárias, de barragens e de hidrovias.

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO: A formação de um engenheiro civil também capacita aos profissionais a trabalharem como gestores e administradores, por isso é comum vermos engenheiros em cargos administrativos de empresas.

SEGURANÇA DO TRABALHO: Área de extrema importância, o Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho, elaborando, administrando e fiscalizando planos de prevenção de acidentes.