O Núcleo de Práticas Administrativas do UniAtenas é destinados aos acadêmicos do Curso de Administração, e tem como objetivo proporcionar aos alunos a prática de atividades desenvolvidas a partir dos processos teóricos apreendidos em sala de aula, com objetivo de fortalecer os conhecimentos para o mercado de trabalho.
Também é um espaço de exercício de convivência entre os saberes apreendidos no curso e as práticas do mercado, ou seja, a articulação entre a teoria e a prática, é constituída por professores e alunos da área, prestando serviços a toda a sociedade.
Dentre as atividades do NPA, pode destacar:
a) Atenas Consultoria que presta serviços de consultoria as empresas de Paracatu e região, realizados pelos próprios alunos com orientação de professores orientadores, colocando em prática o que aprendeu em sala de aula.
b) Resolução de Estudos de Casos (Cases) com o objetivo desenvolver o processo de aprendizagem dos alunos, possibilitando aos mesmos a vivência em situações empresariais através de simulações, para fins de aprimoramento e capacitação.
Outras atividades são realizadas junto ao NPA:
Acompanhamento personalizado aos estágios supervisionados nas empresas e seus referidos relatórios; plantão de orientação do estágio supervisionado; suporte aos projetos de extensão, visitas técnicas, oficinas pedagógicas, eventos científicos, técnicos e culturais do curso de Administração; análise do perfil empreendedor do docente e discente, etc.
Os procedimentos normativos e operacionais do NPA são regulamentados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEP) do Centro Universitário Atenas.
O Núcleo de Práticas Administrativas é um espaço para os acadêmicos desenvolverem as práticas do mercado.
O Núcleo de Práticas Administrativas do UniAtenas de Paracatu destina-se aos acadêmicos do Curso de Administração, para o desenvolvimento e acompanhamento personalizado do estágio obrigatório e não obrigatório nas empresas, supervisão do projeto integrador, envolvendo as práticas durante todo o curso, suporte aos projetos de extensão; visitas técnicas.
Proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver discussões e estudo de campo através das teorias em sala de aula.
A resolução dos estudos de casos, reais e fictícios tem por objetivo desenvolver o processo de aprendizagem possibilitando aos alunos a vivência em situações empresariais através de simulações, para fins de aprimoramento e capacitação, com intuito de fortalecer os conhecimentos para o mercado de trabalho.
Gerenciar uma pequena empresa requer muito mais do que conhecimento, depende de flexibilidade, agilidade e, principalmente, análise.
Os jogos de empresas OGG oferecem simulação de pequenas e médias empresas e permitem que os alunos do curso entendam as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores na gestão do negócio. A harmonização de recursos humanos, de capital, informacionais e produtivos poderia alcançar a sustentabilidade das pequenas empresas.