A importância das atividades físicas nas férias

As férias são um período de tempo importante para recuperar o corpo fisicamente e mentalmente dos longos períodos de estudos e trabalho. O período de descanso é fundamental para a saúde das pessoas, já que ele diminui as chances de mortalidade, reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de depressão.

Além disso, a realização de atividades físicas durante as férias traz benefícios ainda maiores para a sua saúde. Se você pensar em todos os benefícios da atividade física, isso é maior do que qualquer pílula de medicamento que você poderia consumir, portanto, levante-se do sofá e faça e exercite mais.

Há inúmeras oportunidades para melhorar o seu condicionamento físico durante as férias e torná-lo divertido, não importa onde você esteja. Seja qual for o seu destino, ou mesmo que não faça nenhuma viagem, nas férias as pessoas disponibilizam de tempo para a prática de exercício físico.

Quer saber como fazer isso? No Tá ligado? desta semana, o professor Lucas Dias, do curso de Educação Física preparou algumas dicas para ajustar a atividade física aos seus planos. Confira algumas opções:

- Explore os pontos turísticos a pé ou de bicicleta.

- Tente algo divertido que você nunca fez - como: mergulhos, trilhas e passeios a cavalo.

- Aproveite para caminhar e vá à restaurantes, lojas e atrações a pé.

- Saia para dançar à noite.

- Que tal acampar? Se o tempo estiver ruim, considere atividades internas.

- Termine o dia com um mergulho na piscina do hotel.

Se você não está acostumado à prática de exercício físico, não exagere, perceba os sinais do seu corpo, dores e cansaço intenso são sinais de que você precisa de uma pausa. Refeições leves e a hidratação são importantes para as pessoas que desejam aproveitar suas férias se exercitando. Atente-se para a escolha do calçado, ele deve ser confortável. E não deixe de levar em sua mala roupas adequadas para a prática da atividade que você escolher.

Não importa a atividade física que você escolher, considere a realização da atividade física no seu período de férias. Escolha atividades seguras e prazerosas e aproveite para se divertir. Boas férias!