Linkedln

Como utilizar essa rede social profissional a seu favor em época de desafios no mercado de trabalho
O LinkedIn  tem se tornado a principal plataforma de convívio entre os profissionais. E, é uma rede social com mais de 675 milhões de usuários, espalhados por 200 países e regiões do mundo. Muitas oportunidades de networking, surgimento de vagas, buscas de talentos e surgimento de novas oportunidades para profissionais de diversas áreas surgem
 nessa rede. Ideias de negócio são compartilhadas, conteúdos relevantes têm tornado a rede um instrumento de destaque a um requisito para a sobrevivência profissional.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o aumento do desemprego em alguns setores e a busca de novos profissionais em outros, como varejo e saúde vem aumentando nessa rede social profissional, ela então se torna uma excelente ferramenta de recolocação. O LinkedIn é uma rede social profissional. Isso significa que, para fazer bom uso dele e manter a reputação que lutamos tanto para conquistar em nossas carreiras, devemos mudar nossos hábitos e práticas nesta rede, não utilizando-a da mesma forma que utilizamos as demais redes sociais pessoais como (Instagram e Facebook) que nestas publicamos story’s do nosso dia a dia e fotos aleatórias no feed.

Quem está em busca de uma recolocação no mercado ou um emprego novo, sabe que profissionais de RH e recrutadores estão sempre observando. As novas formas de descobrir novos profissionais também vêm evoluindo, ferramentas de recrutamento de grandes empresas, muitas vezes, utilizam o perfil do LinkedIn como link direto para permitir acesso aos seus sites de carreira e substituir o currículo em sua forma tradicional.
 10 dicas para você melhorar o seu perfil no LinkedIn

1. Utilize foto no seu perfil, perfis com foto são quatorze vezes mais vistos. O retrato não precisa ser necessariamente formal: leve em conta seu meio de trabalho (é formal ou informal, por exemplo) e, principalmente, sua identidade.

2. Quem é você? Defina bem sua profissão para facilitar buscas. Se for estudante, não fique tímido, a dica é colocar estudante mesmo, visto que é a palavra que recrutadores buscam quando procuram alguém nessa etapa da vida. Também é possível colocar um slogan que defina sua personalidade, como “apaixonado por startups”.

3. Fotos de fundo devem ser profissionais. Evite colocar fotos de viagens ou imagens muito pessoais. Prefira ambientes neutros e escritórios.

4. Invista em um bom resumo. Mas não queira escrever uma redação, tente ser resumido nas palavras e tenha objetivo. Para criá-lo, imagine que um recrutador pediu o seguinte: conte-me quem é você. Simples assim.

5. Não tenha medo de usar os recursos audiovisuais a seu favor para se diferenciar. A ferramenta é especialmente boa para profissões visuais, como arquitetura ou design. Também é bom atualizar os arquivos de vez em quando, para o perfil não parecer parado.

6. Existe um campo chamado: Outro, na página do seu perfil, não se esqueça de preenchê-lo, como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As empresas também observam essa parte.

7. Tem interesse em conhecer alguém ou alguma empresa e que tenha uma conexão em comum? Peça para essa pessoa fazer a introdução.

8. Você gosta de escrever? O LinkedIn tem uma ótima ferramenta para você. Teste seus talentos de publicação. O Brasil foi o segundo mercado a receber a ferramenta de postagens do LinkedIn, em abril de 2015, e já se tornou líder mundial de uso. A ideia é transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem se tornar conhecidos entre suas conexões e assim por diante, transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se de ter bom senso: esta continua sendo uma rede profissional.

9. Em uma rede social profissional, o network é essencial, por tanto, interaja com suas conexões. Mandar parabéns por um novo emprego, por exemplo, faz parte da manutenção de um relacionamento.

10. E por último, explore o Slideshare.net/LinkedInBrasil. Nesse site, você irá encontrar diversos recursos disponíveis para download, como pesquisas de tendências de mercado e guias de uso.

Desejo a você uma ótima recolocação no mercado ou uma nova oportunidade de emprego.