Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

Você conhece as áreas de atuação do Fisioterapeuta e seu impacto na qualidade de vida durante a Pandemia?


A Fisioterapia é um curso da área da saúde que forma profissionais capazes de realizar diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Segundo a WCHPT (Word Confederation for Physical Therapy /Confederação Mundial de Fisioterapia), o seu principal interesse e objetivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento de cada pessoa, dentro das áreas da promoção, prevenção, tratamento, intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.
A atuação da Fisioterapia é fundamental em casos extremos, como na recuperação de pessoas que sofreram acidentes, pessoas com alterações neurológicas (inclusive os de origem genética), cardiológicas ou respiratórias e, especialmente, com pessoas com deficiência intelectual, mental ou física.
As áreas de atuação da Fisioterapia são: Traumato-ortopédica, Cardiorrespiratória, Urogenital, Neurológica, Dermatofuncional, Oncológica, do Trabalho, Pediatria, Gerontologia e Desportiva. 
Os profissionais podem atuar tanto em clínicas e consultórios particulares, no sistema público de saúde e em hospitais. 

Qual a importância da Fisioterapia em tempos de Pandemia?
A pandemia do Covid-19 obrigou muita gente a trabalhar em casa. Desde março de 2020, funcionários ativos nos escritórios precisaram se adaptar para cumprir as demandas em outro ambiente. Crianças, jovens e adultos, começaram a realizar aulas on-line em ambientes domiciliares. O chamado home office requer também uma série de cuidados com a saúde. A falta de atividades físicas ou a má postura ao ficar em frente ao computador, por exemplo, podem causar desconfortos musculares, dores nas costas e uma série de outras consequências, que podem afetar a saúde física do trabalhador.
Outro aspecto importante é que as dores na coluna aumentaram mais de 40% durante o período de isolamento, ou seja, pessoas que nunca tiveram problemas relacionados à coluna estão buscando tratamento para uma melhor qualidade de vida, incluindo a reabilitação ortopédica, uma das atuações da fisioterapia.
Com relação ao vírus, a Covid-19 é uma doença infeciosa causada pelo SARS-Cov-2 (coronavírus) que compromete o trato respiratório. Essa doença é altamente contagiosa e que pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados, o processo de reabilitação é fundamental durante o tratamento clínico e após a cura, procedimentos em que o Fisioterapeuta tem um importante papel.
Quer estar preparado para o mercado de trabalho? Venha fazer parte do time de sucesso do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Atenas – UNIATENAS!

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.