Sobre a Revista

Como instituição educacional, a Faculdade Atenas, em consonância com sua filosofia educacional, enfoca o caráter formativo do educando, salientando uma prática pedagógica comprometida com a totalidade do ser humano, através da produção do novo conhecimento pela reflexão dialética entre teoria e prática, entre ação e  reflexão. 
O Projeto de Extensão dos cursos da Faculdade Atenas visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos discentes durante o desenvolvimento do curso, como
também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, dentro das expectativas do mercado de trabalho e da sociedade. Assim, o aluno em uma pedagogia das situações-problema, tem o papel de implicar-se, participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir, na mesma ocasião, novas competências .
Na Faculdade Atenas, as atividades de extensão encontram-se curricularizadas,
desde os primeiros periodos dos cursos de graduação e registradas como componente curricular, na modalidade de projetos, e pautadas pelos objetivos da concepção extensionista.
Entende-se como projetos de extensão, atividades que consistem no conjunto de
ações, de caráter educativo, social, cultural, científico e/ou tecnológico, desenvolvido por um determinado tempo, que tenha articulação com o ensino e com a pesquisa, envolvendo docentes e discentes em atuação conjunta com setores da comunidade.
 já destacava que “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses fazeres se encontram um no corpo do outro. Nesse sentido, o Projeto de Extensão oferece as condições para que haja uma avaliação das competências estudadas pelos acadêmicos e os colocam não apenas em contato com o universo da iniciação científica, assim como o empreendedorismo, mas, sobretudo, em contato com a sociedade, desenvolver entregas sociais e ambientais articulados para a comunidade.

A Revista REUNI ATENAS passa a ser o retrato das atividades de extensão realizadas, bem como a formar de compartilhar com a comunidade as experiencias extensionistas de sucesso.

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2023): Revista de Extensão - UNIATENAS
					Visualizar v. 1 n. 1 (2023): Revista de Extensão - UNIATENAS

A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Publicado: 2023-08-03

Artigos

Ver Todas as Edições