A importância do filtro solar

Para muitos, o fim do ano é sinônimo de férias, verão e passeios. O sol é o protagonista do verão, é fonte de luz, calor e vitalidade. Contudo, a exposição excessiva pode causar danos à pele, como: vermelhidão, ressecamento e queimaduras, além disso, existem os efeitos cumulativos como: rugas, envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele.

É necessária a utilização correta do filtro solar. Para tanto, a escolha do Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser conforme o fototipo da pele, fatores ambientais, horários e tempo de exposição.

O farmacêutico é o profissional capacitado a orientar na escolha e aplicação correta de protetor solar de acordo com o tipo de pele. E no “Tá ligado?” ,desta semana, a farmacêutica e professora do curso de Farmácia, Layla Paola de Melo Lamberti, esclarece alguns cuidados em relação ao uso do filtro solar:

- Quanto mais clara a pele, mais cuidados.

- O uso de protetor solar deve ser iniciado somente aos 6 meses de idade.

- Não há produto que protege 100% da radiação. O bloqueador com FPS 60 protege contra 99% dos raios. Já o FPS 30 afasta 96%.

- Utilizar um produto que proteja contrarradiação UVA e UVB e tenha FPS mínimo de 30.

- É importante reaplicar a cada 2 horas.

- Evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas.

- O uso do filtro solar é diário, e não somente em horários de diversão ou lazer.

Prevenir é viver com saúde! Férias também é tempo de se cuidar!